Endoscopia digestiva alta
A endoscopia digestiva alta é um exame que permite ver o interior do tubo digestivo alto (esófago, estômago e duodeno). É realizado por um médico gastrenterologista, que introduz através da boca um tubo flexível (endoscópio) equipado com uma câmara na extremidade que transmite a imagem para um monitor. Permite também efetuar biopsias, tratar hemorragias e remover pólipos (polipectomia).
A endoscopia é um exame muito importante para o rastreio e deteção precoce de lesões malignas e pré-malignas do tubo digestivo alto. Está também indicada no estudo de sinais e sintomas tais como dores abdominais, afrontamento, dificuldade em engolir, azia, náuseas, vómitos, perda de sangue pela boca ou nas fezes e anemia.
